A importância da interoperabilidade

 

Uma comunicação segura e eficaz entre diferentes sistemas e plataformas de colaboração, é possível através das tecnologias da interoperabilidade.

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente com outro sistema, mesmo que ambos sejam diferentes. Através de um protocolo aberto, empresas como absolut technologies, integradora de Pro-AV, implementam a interoperabilidade dos sistemas de comunicação, transformando diferentes linguagens sistêmicas em uma só.

Com o passar dos anos, os sistemas e equipamentos de videoconferência foram se modernizando. Esses sistemas ganharam cada vez mais notoriedade, por proporcionar uma transformação no modelo das pessoas e empresas se comunicarem, além de uma grande redução de custos. No entanto por serem muitos sistemas e equipamentos com diferentes linguagens, se fez necessário uma plataforma que possibilitasse a integração de todos eles.

“Principalmente no atual momento em que vivemos, onde você não pode simplesmente agendar uma visita e se locomover até o seu cliente, ter a possibilidade de contactá-lo remotamente independente da plataforma ou sistema de comunicação que ele possua, talvez seja a única forma para muitas empresas darem continuidade às atividades do seu negócio”, diz Lucymeire Ferraz, Diretora na absolut technologies. 

Pensando nisso, a integradora absolut technologies desenvolveu o abs InterUP, uma solução que integra e condensa através da nuvem, qualquer sistema de videoconferência em uma só solução. Em uma parceria com a empresa líder de mercado em interoperabilidade – Pexip – o abs InterUP é uma solução que além de reduzir custos, integra qualquer plataforma de comunicação e promove uma conexão mais ágil e acessível.

Os sistemas tradicionais de videoconferência operam a partir de equipamentos periféricos como, câmeras, aparelhos de áudio e monitores, que só se comunicam através de sistemas iguais, onde os protocolos fechados impossibilitam uma integração com outra plataforma.

Já os sistemas “mais modernos” de videoconferência são hospedados em nuvem, e funcionam através de dispositivos móveis e desktops. Esses sistemas também possuem seus próprios protocolos impossibilitando uma integração.

A partir destes dois cenários, onde ambos os sistemas são diferentes e não conseguem interagir entre si, entendemos a necessidade de uma plataforma que faça a interoperabilidade dessas videoconferências, independente do sistema ou equipamento que esteja sendo usado.

Dentre os benefícios da interoperabilidade temos uma automatização nas tarefas dentro das organizações, ampliação na produtividade, alcance de melhores resultados e redução de custos, visto que a interoperabilidade torna a comunicação entre sistemas mais ágil e eficaz, garantindo o estabelecimento de objetivos e estratégias e o alcance de bons resultados.

Pexip é uma plataforma nativa da nuvem, que conecta toda a tecnologia de videoconferência em uma única solução. De maneira uniforme plataformas como, Microsoft Teams, Google Hangouts Meet ou Skype for Business, serão alinhadas no mesmo fluxo de comunicação, com qualquer outro sistema de videoconferência tradicional, seja ele Polycom, Cisco entre outros.

Com o abs InterUP fazendo a integração das plataformas, um gestor poderá reunir seus colaboradores em uma sala de reunião tradicional, com toda a infraestrutura de videoconferência, junto com seu presidente que está se comunicando de outro ambiente, através de um sistema de comunicação pela nuvem em seu notebook.

19-videoconferencia

Foto: Divulgação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s